Leve as crianças para fora!

O doce prazer de brincar ao ar livreHoje em dia, infelizmente, muitas crianças não sabem muito bem o que é empinar uma pipa, jogar uma bolinha ou até mesmo um pião. As brincadeiras se tornaram mais caseiras, ainda mais com os avanços dos brinquedos eletrônicos e também da internet. Pode parecer ficção, mas não é. Algumas crianças mesmo antes de falar alguma palavra já expressam interesse em computadores.

Outras, ainda sem ter entrado para as escolinhas, já sabem acessar a internet e colocar aquele joguinho que tanto gostam para passar o tempo, porém, não é apenas a internet a grande vilã neste artigo, os brinquedos eletrônicos, cada vez mais realistas e divertidos, acabam excluindo da vida da criança a brincadeira ao ar livre. Também pudera, alguns videogames permitem uma interação quase real.

Outro inimigo da diversão sadia e necessária é a quantidade de programas educativos (ou não) destinados ao público infantil, com as facilidades de contratação de serviços de televisão paga, as crianças tem acesso a desenhos 24hs por dia, tornando o mundo delas limitado ao interior de suas casas. Sei que para muitos pais a segurança do lar é imprescindível, contudo, é de extrema importância para o desenvolvimento da criança ter contato com outras crianças.

Uma prova incontestável dessa necessidade é o fato das crianças se desenvolverem muito mais rápido em comunidade. Ao ingressarem em uma escolinha, as crianças começam a perceber a necessidade da comunicação e de interação com tudo aquilo que está ao seu redor, também é na escolinha que iniciam-se as brincadeiras de cunho educativo com as demais crianças, contudo, até mesmo em uma instituição existe os limites de tempo, hora de brincar, hora de estudar, algo importante para um desenvolvimento sadio.

Um ponto de extrema importância que deve ser colocado em destaque é a importância de outras atividades, porém, é necessário não sobrecarregar as crianças com obrigações. Claro que algumas são importantes, no entanto, quando o tempo da criança é totalmente repleto de atividades, podem existir problemas no futuro.

Portanto, não se esqueça de separar um momento para a diversão e para passeios ao ar livre. Brincadeiras com a família em parques são uma grande oportunidade para a criança se desenvolver com amor e com valores sadios. Infelizmente crescer em um ambiente onde os pais correm tanto que não existe tempo para outras coisas, acaba refletindo na vida da criança. Atividades como natação, futebol e passeios de bicicleta são ótimas para a saúde mental e física da criança.

Sem mencionar que, na verdade, é bom para todos os integrantes da família, pois nada melhor do que dedicar algumas horas para divertir-se com todos reunidos. Pode parecer que não, mas isso torna até mesmo a semana que está para começar mais leve.

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.
FAÇA UMA PERGUNTA!

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *