A importância da brinquedoteca no processo de aprendizagem

Brinquedoteca

Atualmente não vemos com tanta frequência crianças brincando ao ar livre, um problema que está relacionado com a falta de tempo dos pais em consequência de suas rotinas atarefadas.

Desta maneira, acabam passando mais tempo diante da televisão, seja com desenhos, seja com os tão avançados jogos eletrônicos. E nas salas de aula, acabam se deparando com uma classe cheia onde a professora, infelizmente, não pode dar uma atenção melhor para cada criança.

Um ponto de extrema importância relacionado a esse momento de recreação é o fato de ter em mãos a oportunidade de trabalhar com a criança valores de extrema importância, tais como: cooperação, respeito ao próximo, compreensão das regras sociais, entre outras. E é por essas razões que, manter uma brinquedoteca em seu estabelecimento de ensino ou consultório é de extrema relevância acadêmica e social. A brinquedoteca não tem a finalidade de apenas divertir a criança, mas também de educá-la em um espaço de qualidade com brinquedos lúdicos.

Qual é a importância da brinquedoteca no processo de aprendizagem?

É importante ressaltar que muitos profissionais da área da educação apoiam a brinquedoteca em consultórios e em escolas. Defendem que a criança pode aprender brincando, desde que seja com brinquedos lúdicos. A brinquedoteca é um espaço que facilita a brincadeira e com isso o desenvolvimento da criança, como: convívio com regras, socialização com demais indivíduos, respeito mútuo e também, o fato de tirá-la do comodismo, da letargia e de momentos ociosos.

A brinquedoteca ajuda a criança a desenvolver um conhecimento de mundo, onde ela aprende seu lugar e também dos demais a sua volta, ajudando a respeitar sua individualidade e também, suas potencialidades, além de terem sua criatividade estimulada e compartilhada.

Hoje em dia a sociedade se importa muito com o conteúdo pedagógico comum, justamente por acreditar que é o mais importante na formação educacional da criança, no entanto, os materiais lúdicos visam o desenvolvimento da criança de outras maneiras, ajudam a construir, vencer obstáculos e superar frustrações.

Comentários

FAÇA UMA PERGUNTA!

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *