A importância pedagógica dos playgrounds em escolas

A importância pedagógica dos playgrounds em escolas
Para as crianças, é só um momento de distração, um momento para brincar com seus colegas; já os pedagogos enxergam isso de outra maneira. O intervalo/recreio é um aprendizado a mais fora da sala de aula e tão importante quanto a própria aula!

É observando as crianças em seu período de lazer e liberdade que pedagogos chegam a conclusões sobre o desenvolvimento de habilidades físicas, mentais e sociais de nossos filhos, além de como elas se relacionam umas com as outras, como se dá seu amadurecimento e como ocorrem seu desenvolvimento criativo, emocional, dentre outras coisas.

Para expandir e fazer melhor uso de tais benefícios, muitas escolas optam por construir dentro de seu campus um playground para as crianças.

Não é à toa que muitas escolas já veem como fundamental um espaço como esse reservado na instituição, visto que, mais que diversão, esse é um momento de novos aprendizados pedagógicos, motores e sociais, representando um momento de liberdade, exploração de espaços, sensações e novas amizades.

Atualmente há escolas investindo pesado em tais espaços, dividindo-os em zonas temáticas com propósitos diferentes para a desenvoltura da criança como, por exemplo, a zona do faz-de-conta; de jogos tradicionais;áreas tranquilas com livros e jogos de tabuleiro; zona de artes; de criação; de jogos de ação; de teatro; uma zona com tanques de areia e de água;outra com casinhas, dentre muitas outras. Enfim, são inúmeras as possibilidades e aplicações, sendo algumas monitoradas 100% do tempo e outras apenas supervisionadas, sempre focando em estimular as criança e analisar suas desenvolturas sociais, compartilhando suas conclusões com os pais.

Líder no fornecimento e instalação de pisos de segurança e brinquedos de playground, a Instrutoy Brinquedos, atuante no mercado desde 1992, está sempre atenta a novos estudos pedagógicos e a tendências ao redor do mundo, visando sempre criar um ambiente agradável e, acima de tudo, seguro para as crianças.

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.
FAÇA UMA PERGUNTA!

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *