Acidente em playground de Londrina

Acidente em playground de LondrinaNo último dia 20, em uma praça, localizada na zona sul de Londrina, um incidente promoveu susto e preocupação. Um garoto de, apenas, 8 anos se desequilibrou e caiu da escada de um escorregar, no Conjunto das Flores. O brinquedo provia de cerca de 2 metros de altura, e, embora rapidamente socorrida, a criança sofreu ferimentos no crânio, tórax e nas costas.

Isso remete a um pensamento importante que é a segurança de crianças em playgrounds.

Conhecidas pela curiosidade e senso de aventura, as crianças apresentam pouca noção daquilo que é certo ou errado, e não preveem que se arriscar num brinquedo, ou outro, pode acarretar em acidentes e comprometer sua saúde e crescimento. Por conta dessa falta de discernimento, é muito importante que, ao saírem para brincar, estejam acompanhadas por algum responsável. Ele será capaz de apontar quais brinquedos são condizentes com a idade da criança. A supervisão deve ser constante, já que a atenção direcionada para onde os pequenos possam ir, previne quedas e machucados.

A presença de alguém para auxiliá-las deve ser acompanhada, também, de ajuda verbal. Quando sabe-se apontar os perigos de forma convincente, com o intuito de prevenir, e não assustar a criança, ela entende que certas manobras levam ao fim da diversão.

O olhar atento também não deve se limitar aos pequenos indivíduos. Vale a pena inspecionar o playground escolhido, para a detecção de qualquer sinal de perigo. Estruturas com aspecto velho e mal acabado devem ser evitadas.

Playgrounds que têm seus brinquedos feitos de madeira, comprovadamente, não são seguros! Além de ser uma matéria prima que, envelhece, apodrece e pode sofrer ação de organismos, como cupins, que comprometem sua estrutura, ela pode soltar farpas e conter pontas afiadas. Estes brinquedos têm seu acabamento feito com pregos e outros objetos de ferro que, quando enferrujados pelo tempo, expõem as crianças ao tétano e a outros tipos de infecções.

Opte por brinquedos construídos a base de plástico, quando levar crianças a um playground. Livre de peças pontiagudas em seu acabamento, leves, de fácil limpeza e atóxicos, eles não comprometem sua saúde e aumentam a diversão e entretenimento. Além disso, verifique se o ambiente provém de estruturas que garantam maior segurança, que preservem sua integridade física, como tapetes antifadiga, isolantes de borracha e estrados.

Desta forma, acidentes como o ocorrido em Londrina, podem ser evitados e as crianças podem brincar sem maiores problemas.

 

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.
FAÇA UMA PERGUNTA!

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *