Como incentivar seu filho a praticar esportes?

Como incentivar seu filho a praticar esportes?

Cada vez mais observamos que as novas gerações são mais conectadas à tecnologia em si do que com a vida real. Isto é produto da constante evolução da humanidade, e não significa que seja algo ruim, entretanto, é importante que os pais se preocupem com a saúde de seus filhos, afinal, atividades físicas contribuem para uma série de características, como:

  • Sociabilidade;
  • Inteligência/raciocínio;
  • Autoestima;
  • Afasta problemas como obesidade, fadiga e sedentarismo;
  • Hábitos saudáveis;

E não só isso, a brincadeira ao ar livre proporciona momentos, memórias e experiências que estarão para sempre na vida da criança, muito mais do que qualquer videogame.

A integração dos pais nesta fase da vida é essencial, pois é com essa motivação primordial que os pequenos iniciaram a vida nos esportes, se adaptando aos desafios sempre com o apoio da família.

Saiba como incentivá-lo em alguns passos simples:

Pratique esportes com ele: É importante que a criança se sinta acolhida, por isso, na fase inicial, incentive-o dando exemplo, assim, ele vê que é divertido e não se sente inseguro no momento de praticar com outros colegas. Isto pode ser feito no quintal de casa, na quadra do condomínio, na praça, etc.

Não force a barra: Não o pressione a aprender as regras de cara ou realizar jogadas que ele ainda não está apto, isto desestimula a criança e cria um bloqueio emocional para a tarefa.

Converse com ele sobre os benefícios da tarefa: Crianças tímidas, por exemplo, podem conseguir mais amigos, adolescentes com problemas de autoestima podem se estimular com as vantagens relacionadas à aparência.

Promova encontros: Converse com outros pais para a criação de brincadeiras coletivas.

Compartilhe experiências: Os filhos veem os pais como exemplos, lembre-se que quanto mais você conversar com ele sobre as experiências e os bons momentos que o esporte proporcionou a você, ele também ficará com vontade de se divertir do mesmo jeito e formar os mesmos laços.

Onde praticar

A importância do local correto para a prática é essencial, isto porque o desenvolvimento físico, fisiológico e motor da criança dependerá de como ela se adapta, e um local impróprio não se torna convidativo.
Os brinquedos esportivos da Instrutoy exercem este papel com excelência, isto porque além de seguros – seguem as normas de segurança da ABNT –, eles também mesclam diversão com atividades ilusórias e importantes ao desenvolvimento.

Entre em contato com a Instrutoy Brinquedos e conheça mais sobre:

  • Trave de gol;
  • Basketball;
  • Basketball hipopótamo;
  • Kit Volley.

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.
FAÇA UMA PERGUNTA!

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *