Criança Feliz é Criança que Brinca!

Playground Big Mundi Adventure

As brincadeiras contribuem em cerca de 60% para o desenvolvimento da criança.

Essa é uma verdade, mas a segurança é indispensável e cabe aos pais e/ou responsáveis, zelar por ela e não medir esforços para que a criança tenha uma brincadeira segura. Para que isso ocorra de forma eficaz, existem alguns procedimentos, que são indispensáveis, como:

Jamais perder a criança de vista. Crianças pequenas precisam de segundos para se machucar, durante uma brincadeira. Por isso, a supervisão de um adulto é fundamental, e o uso adequado dos brinquedos também deve ser levado em consideração.

O material utilizado no piso também precisa ser avaliado. Pisos emborrachados e grama sintética, ou materiais semelhantes, que absorvam o impacto, em caso de tombo, são os mais recomendados. Asfalto, chão com pedregulhos, entre outros similares, não são adequados, para brincadeiras.

No playground é importante que o responsável ensine, aos pequenos, regras de boa convivência, como, por exemplo, orientar que não se deve bater, empurrar e nem machucar os amiguinhos; em locais de uso coletivo é indispensável que os pais orientem as crianças a socializar e brincar em harmonia, dividindo os brinquedos ou brincando juntos. Crianças que tem o hábito de empurrar os outros podem provocar um acidente, no caso do escorregador, por exemplo, isso é muito comum de acontecer e pode representar sérios riscos à criança. Por isso, os responsáveis devem estar atentos às orientações de segurança.

Criança adora um desafio, e com os brinquedos não será diferente. Observe se o brinquedo escolhido pelo seu filho, para se divertir, está adequado à sua idade. É recomendado que, até os cinco anos, as crianças devam brincar apenas na casinha, balanço e escorregador. Quando o filhote se aventura em brinquedos que não são recomendados para sua idade, o risco de acidente aumenta, em ate três vezes.

A roupa que será utilizada na brincadeira, também merece atenção. Não coloque roupas com acessórios que possam enroscar nos brinquedos, como cachecóis, bijuterias, cordões, etc. Esses materiais podem contribuir para sérios machucados. Prevenir é, sempre, melhor!

Os brinquedos utilizados em playgrounds e parquinhos devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e o material utilizado também deve ser levado observado. É atóxico? Os parafusos são arredondados e protegidos? Possui pregos aparentes? São questões que merecem atenção especial. O ideal é que os brinquedos sejam confeccionados em plástico, que apresenta vida útil muito maior, além de aumentar, consideravelmente, a proteção das crianças. Felizmente, nós, da Instrutoy Brinquedos, oferecemos uma linha de brinquedos para playgrounds, fabricados em plástico, que primam pela segurança, conforto, durabilidade e ótimo acabamento, respeitando todas as normas vigentes, atualmente.

Lembre-se, sempre, dessas dicas, fundamentais para a segurança da criança. Acompanhe e incentive seu filho, nas brincadeiras, tão importantes para o desenvolvimento dele, já que, quando se trata do seu pequeno, precaução nunca é excesso!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.
FAÇA UMA PERGUNTA!

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *