Cuidado ao deixar seus filhos brincarem em playgrounds

01

Crianças adoram brinquedos e quando notam que no local há um playground, logo querem se aventurar no espaço. Isso é muito positivo, pois elas gastam energia, se movimentam e interagem com outros pequenos. Porém, antes de permitir que a diversão comece, os pais ou responsáveis devem ver se o local é realmente seguro.

Será que a manutenção dos brinquedos está em dia? E o piso, é adequado para playground? Tudo isso deve ser verificado, para evitar que a criança sofra um acidente durante as brincadeiras.

Veja algumas dicas e descubra se o playground do restaurante ou do condomínio está em perfeitas condições!

Observe os brinquedos do playground

A primeira coisa que você precisa observar é se os brinquedos são adequados. Segundo as normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), eles deve ter cantos arredondados, para evitar que a criança se fira nas quinas.

Precisam ter parafuso embutidos e não devem soltar fiapos. É comum brinquedo de madeira, que não recebeu a manutenção adequada, soltar fiapinhos que podem machucar as crianças. Veja se isso não está acontecendo no playground.

Quando os brinquedos forem de plástico, as chances de essas imperfeições ocorrerem são menores. Mesmo assim, faça uma vistoria.

Local

A ideia é deixar as crianças correrem livremente e se divertirem, correto? Para isso, o playground precisa estar instalado em um ambiente apropriado, distante da rua e de estacionamentos. Isso ajuda a evitar acidentes. Veja também se o espaço é arejado antes de deixar o seu filho brincar.

Piso

Outro ponto importante é o piso. Afinal, crianças subindo em brinquedos e correndo por todo canto, podem cair, concorda? Por isso, o piso precisa ser adequado para esse tipo de ambiente.

O ideal é que ele tenha boa absorção de impacto e amorteça as quedas. Quando o playground for interno, os pisos de EVA podem ser ótimas opções pois são facilmente limpos, seguros e evitam que as crianças se firam ao cair.

Já em playgrounds externos, a grama sintética com amortecedores é uma boa escolha. Ela não deixa que a água se acumule, evita a presença de insetos e amortece as quedas.

Identifique as placas

Cada brinquedo é destinado a crianças de uma determinada idade. Antes de permitir que o pequeno se divirta, veja quais são os que ele pode usar.

Olhe nas placas, que devem estar presentes no playground, e encontre o destinado à faixa etária deles.  Isso ajudará a evitar acidentes.

Gostou das dicas? Então continue navegando em nosso blog e veja mais ideias interessantes sobre diversão de crianças!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *