Dicas de como conciliar a rotina de estudos dos pequenos e o home office

As escolas estão fechadas, mas as aulas não pararam. O mesmo vale para a empresa, que está com as portas trancadas, mas o serviço continua. Como conseguir conciliar esse período dentro de casa?

Para muitos pais, acompanhar o desenvolvimento escolar do filho e trabalhar em casa não está sendo simples. Isso é perfeitamente compreensível. Afinal, boa parte dos profissionais não estava acostumada a atuar em casa. Sem contar que muitos pais não costumavam acompanhar a rotina escolar da criança.

Agora, do nada, devido à pandemia de coronavírus, tudo mudou. Veja dicas para conciliar essas tarefas da melhor forma!

Comece estabelecendo um horário

A primeira coisa é determinar um horário de trabalho. Muitas empresas pedem que o colaborador fique online em horário comercial, enquanto outras estão trabalhando tendo como objetivo o cumprimento de metas.

Seja como for, estabeleça um horário de trabalho. Por exemplo, se as crianças estão dormindo mais tarde e não levantam antes de 10 horas, começar as suas atividades laborais às 7 horas pode ser uma boa ideia.

Depois disso, você pode parar quando eles acordarem e voltar a trabalhar quando eles forem assistir às aulas online. Seja como for, se programe. Caso tenha outro adulto morando na casa, o ideal é que vocês revezem. Enquanto um trabalha, o outro cuida dos pequenos.

Tenha um local adequado

Nem que seja em um cantinho do seu quarto, é preciso ter um local no qual você possa colocar uma mesa, cadeira, computador e se concentrar. O adequado é conseguir um espaço em casa, no qual você consiga trancar a porta, para não ser interrompido por ninguém.

Arrume-se  ao acordar

Não é porque você está em casa que via passar o dia todo de pijama. Todos precisam de rotina. Por isso, acorde, tome café e se troque, como se fosse para o trabalho. Isso ajuda a manter o foco e a disciplina.

Atividades com as crianças

Além de dar a atenção diária, que você já dava, será preciso ser criativo e ajudá-los a encontrarem atividades. Afinal, todos estarão trancados em casa e a escola online só ocupará 3 ou 4 horas.

Claro que não será possível ficar o tempo todo com eles, afinal, você precisa trabalhar. Por isso, a dica é aproveitar um tempinho do final de semana para planejar a rotina de durante a semana. Ofereça atividades para eles, diariamente, para que se divirtam sem que você precise, necessariamente, participar. Dentre elas:

  • Material para desenho;
  • Massinha de modelar;
  • Jogos de tabuleiro;
  • Pintura;
  • Desenhos para colorir;
  • Cantigas infantis, que podem ser ouvidas online;
  • Filmes infantis, entre outros.

Programe uma ou duas atividades diárias, além das escolares. Isso ajudará a manter as crianças entretidas enquanto você trabalha!

Se você tiver espaço, pode também investir em um dos nossos brinquedos. Confira!

 

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *