Dicas de segurança no playground

Dicas de segurança no playground
A rotina educacional envolve questões primordiais, dentre elas, o aprendizado em sala de aula, o qual é visto como uma força motriz no desenvolvimento do aluno. Porém, é importante ressaltar que outros quesitos que cercam a realidade das crianças podem trazer uma sensação saudável, agradável e intangível: diversão.

Embora a arte de brincar seja considerada relevante por especialistas em educação infantil, em muitos momentos, não é utilizada no cotidiano pedagógico de maneira considerada. Isto se torna preocupante a partir do momento que enxergamos que a brincadeira possui um papel fundamental no desenvolvimento cultural da criança.

Falando em brincadeira, não podemos deixar de lado que a segurança sempre deve ser tida como prioridade, seja para construir um playground ou para supervisionar as crianças. Nesse contexto, você sabia que existem normas de segurança para playgrounds? Não? Então continue lendo o artigo para saber mais.

ABNT: manual de normas de segurança para playgrounds

Antes de comprar um brinquedo, levar o pequeno ao parquinho, matriculá-lo em uma escola ou comprar um imóvel com área de lazer, consulte sempre as normas de segurança para playgrounds elaboradas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 14350) e Abrinq.

O documento determina e regulamenta os quesitos que esses produtos devem ter para garantir a segurança dos pequenos, abrangendo o ângulo dos brinquedos, fixação, tipos de pisos e materiais adequados, altura mínima para caixas de areia etc.

Normas básicas de segurança

Para tornar a vida dos pais mais fácil, confira um resumo das recomendações do Plano de Ação para Prevenção de Acidentes em Playgrounds:

  • O brinquedo deve possuir identificações que determinem a qual faixa etária é destinado;
  • As crianças devem ser sempre supervisionadas, principalmente quando estão subindo, balançando e escorregando nos brinquedos.
  • A manutenção deve ser realiza periodicamente. Sugere-se que haja três tipos de inspeções: a diária, a registrada (a cada 1 a 3 meses) e a inspeção certificada, que deverá ser realizada por profissional especializado a cada 8 a 12 meses.
  • Instalar superfícies apropriadas em baixo e ao redor dos brinquedos, as quais são responsáveis por absorver o impacto, evitando a abrasão ou a laceração da pele.

O playground se tornou um espaço vital, sendo um extraordinário elemento de valorização de patrimônios. A Instrutoy Brinquedos é líder no fornecimento e instalação de brinquedos de playground, oferecendo soluções integradas para a área de recreação infantil. Quer saber mais detalhes? Fale conosco!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.
FAÇA UMA PERGUNTA!

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *