Evitando acidentes em playgrounds

A grande maioria dos acidentes que envolvem playgrounds é causada por quedas. Se o brinquedo não estiver de acordo com a altura mínima determinada pelas normas regulamentadoras, até 1,5 metros, o risco de a criança sofrer lesões, após quedas, pode ser até quatro vezes maior.

Apesar de o ideal ser que o playground seja instalado com um piso robusto, que amorteça e proteja a criança dos impactos, e de esse método já ser regulamentado e fiscalizado em outros países, no Brasil, muitos ainda fazem uso de tapetes de espessura fina, mas que cumprem com as exigências de se ter um piso de segurança por toda a área do playground.

Por isso, o piso dos playgrounds deve ser revestido de material macio e com alta capacidade de absorção de impactos e tem que ter durabilidade e resistência ao sol satisfatória. Devido a esses fatores, muitos pisos de segurança empregados em playgrounds, são feitos de grama sintética, atualmente a mais utilizada no Brasil, ou, às vezes, de pisos emborrachados, que possam servir de amortecedor de impacto e vibração, como o Estrado de Borracha Standard, fornecido pela Instrutoy. O brinquedo nunca deve ser instalado sobre pisos de concreto ou pedra, pois os riscos da criança sofrer lesões aumentariam muito.

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *