DIA DA FAMÍLIA: COMO ISSO TEM AJUDADO CERTAS EMPRESAS A CRESCER

mother-and-daughter-on-city-street

Antigamente, trabalho e família eram dois assuntos que raramente se misturavam; os empregadores acreditavam que a família seria uma distração no ambiente familiar e os funcionários possuíam pouquíssima voz ativa para discordar.

Hoje, no entanto, é cada vez maior o número de empresas apostando no chamado “Dia da Família”, ou seja, em um dia no qual o funcionário é incentivado a trazer sua esposa e filhos para passar um dia com ele em seu trabalho.

Parece loucura? Sim, mas é uma das principais tendências no meio corporativo e tem trazido ótimos resultados para aqueles que resolveram apostar nisso.

QUAL O IMPACTO PSICOLÓGICO DISSO NO FUNCIONÁRIO?

Instaurar um “Dia da Família” pode trazer diversos benefícios para os funcionários de uma empresa. Alguns dos mais relevantes são:

MENORES NÍVEIS DE ESTRESSE: hoje em dia é cada vez maior o número de homens e mulheres que precisam encontrar uma forma de conciliar carreira e família. Por esse motivo, há um aumento generalizado nos níveis de estresse no ambiente corporativo, já que boa parte dessas pessoas fica dividida durante a maior parte do tempo, com seu corpo estando no escritório, mas sua mente estando em casa (e vice-versa). Ao se adotar um “Dia da Família”, por sua vez, parte dessa aflição é reduzida, já que o funcionário tem a oportunidade de estar perto de sua família mesmo enquanto trabalha.

MAIOR PRODUTIVIDADE: por mais que pareça um contrassenso dizer que haverá mais produtividade após a adoção de um “Dia da Família”, essa é a mais pura verdade. Sem dúvida, funcionários que respeitam a empresa para a qual trabalham e sentem-se respeitados e valorizados costumam ser mais eficientes e produtivos que os demais.

MAIOR LEALDADE: criar um “Dia da Família” é uma excelente forma de fazer com que o funcionário sinta-se humanizado e respeitado, o que acaba aumentando seu nível de lealdade à empresa.

AUMENTO NA SINERGIA DA EQUIPE: a melhor forma de motivar o funcionário a trabalhar em equipe é mostrar para ele que existe muito em comum entre ele e seus colegas, algo que ocorre de forma mais simples e orgânica quando as famílias estão envolvidas. Imagine, por exemplo, um pai que vê seu filho se tornar amigo do filho de seu colega. Fica muito mais fácil se conectar com ele, certo?

COM QUE FREQUÊNCIA ESSE DIA COSTUMA SER REALIZADO?

A frequência ideal para realizar o “Dia da Família” irá variar de uma empresa para outra; a maior parte das empresas opta por fazer apenas um encontro familiar por ano, porém existem casos de empresas que gostam de fazer um encontro por semestre ou mesmo um encontro por mês.

CRIANDO ÁREAS DE DESCOMPRESSÃO

A maior parte das empresas que aposta no “Dia da família” acaba, eventualmente, percebendo que o sucesso desse tipo de estratégia pode ser maximizado por meio da criação de uma área de descompressão, na qual o funcionário pode trabalhar de forma mais leve e descontraída, com sua família ao lado.

Área de descompressão, caso você não saiba, é um local especialmente projetado para quebrar a seriedade e a monotonia dos escritórios convencionais. Nesse tipo de espaço costumam ser colocados objetos pouco vistos em um escritório, como por exemplo grama sintética, mesas comunitárias e até áreas de jogos e atividades, como quadras e espaços para exercício.

Se você criar uma área de descompressão em seu escritório, procure o apoio de uma empresa experiente, que esteja habituada a criar esse tipo de ambiente, como por exemplo a Instrutoy Brinquedos, que está no mercado há mais de 25 anos, sendo líder no fornecimento e na instalação de pisos de segurança e brinquedos de playground.

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *