Fique atento com doenças transmitidas através da areia

Fique atento com doenças transmitidas através da areia
A areia é um componente muito comum nos playgrounds infantis, porém, quando não bem tratada, pode oferecer uma série de riscos para sua saúde. Esses riscos tornam-se ainda mais indesejáveis em se tratando de crianças.

Entre as principais doenças que podem ser adquiridas no contato com a areia, temos as dermatomicoses, acompanhada de desidratação, insolação, infecções gastrointestinais, oculares, auditivas e ginecológicas.

Abaixo, alguns dos riscos da interação com areia não confiável:

  • Micose: talvez a mais comum, trata-se de infecção por fungos que se caracteriza por lesões avermelhadas, descamação e possivelmente prurido. Apesar de facilmente combatida, precisa ser tratada corretamente para evitar que as feridas atinjam áreas mais extensas da pele e se propaguem pelo corpo.
  • Toxoplasmose: a contaminação ocorre na areia devido a fezes de gatos. Os sintomas são febre, aumento de gânglios e sinais bioquímicos de lesão hepática. Alguns pacientes, no entanto, sofrem a invasão da retina e coriorretinite.
  • Bicho geográfico: o ancilostomídeo é um parasita que penetra na pele e deixa seus traços ao se locomover. Vermelhidão, bolhas e coceira são os principais sintomas da doença. Se a irritação for muito aguda e a criança coçar muito a região, pode ainda desenvolver infecção secundária.
  • Bicho de pé: muito similar ao bicho geográfico, o bicho de pé conhecido ainda como tungíase. Sua infecção é causada pela penetração na pele de uma espécie de pulga que vive em solos arenosos. Normalmente, os sintomas aparecem nas plantas dos pés como um nódulo amarelado com um ponto preto na parte superior. O bicho de pé pode provocar coceira intensa e pode ser tratado com a retirada da lesão por um médico.

Tenha a certeza de que suas crianças estão brincando em locais seguros e livres de quaisquer risco à saúde. A Intrutoy Brinquedos, líder no fornecimento e instalação de pisos de segurança e brinquedos de playground, visa sempre criar um ambiente agradável e, acima de tudo, seguro para as crianças. Confira nossa variedade de opções!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.
FAÇA UMA PERGUNTA!

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *