Fique de olho na manutenção de produtos do seu condomínio!

As crianças do seu condomínio estão seguras? Não, não estamos falando em segurança do prédio, em portaria  e câmeras, mas sim na estrutura oferecida para elas. Os pequenos podem desfrutar do playground sem correr nenhum risco?

Pois é, muitas pessoas esquecem de fazer manutenção desses brinquedos e podem colocar a vida dos pequenos em risco. Por isso, além de investir em produtos de qualidade, é de suma importante que a manutenção correta seja feita, por uma empresa especializada. Afinal, essa área é para ter diversão e não ser um local perigoso.

Cabe lembrar, que de acordo com o  artigo 1.348 – V do Código Civil,é o síndico o responsável por “diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns”. Resumindo: caso um acidente aconteça dentro do condomínio e seja decorrente de negligência na manutenção, o síndico poderá ser responsabilizado.

Preservação e segurança dos brinquedos do playground

A preservação do espaço destinado ao divertimento de pequenos deve ser diária e a manutenção periódica. Para isso, além de realizar a limpeza todos os dias, é indicado fazer uma vistoria, observando, cuidadosamente, os brinquedos.

Quando for analisar observe se há:

  • Parafusos soltos;
  • Presença de ferrugem em brinquedos que possuam parte de metal;
  • Brinquedos rachados ou quebrados;
  • Pintura descascando;
  • Encaixes com problemas ou fora do local;
  • Barulho estranho que possa sugerir problema ou falta de manutenção preventiva;
  • Falhas no piso escolhido, entre outros.

É importante lembrar que a  norma 16071, parte 2, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN), determina que o playground deve ter livro de inspeção, no qual será anotada a inspeção diária, semanal e mensal.

Sempre que for identificado um problema em um brinquedo, ele deverá ser imediatamente interditado e o problema sanado, por profissional qualificado, o quanto antes.

Regras de utilização do playground são essenciais

Além da manutenção dos brinquedos, é preciso ficar atento às placas, sinalizações e avisos. É interessante ter algumas regras de utilização do espaço fixadas em local visível a todos. Dentre elas, considere colocar:

  • Horário de uso, para que a programação da manutenção e vistoria possa ser feita;
  • Avise que é obrigatória a presença dos pais ou responsáveis junto com as crianças, para evitar acidentes;
  • Coloque avisos de idade para a qual o brinquedo disponível é recomendado;
  • No caso de caixa de areia, não permita o uso quando a criança estiver com alimentos nas mãos, já que os resíduos podem atrair animais;
  • Deixe uma forma de contato para que, caso qualquer pessoa note algum problema no brinquedo ela possa ligar imediatamente, para que a interdição possa ser feita.

Além de cuidados de manutenção, é preciso escolher bons itens. A Instrutoy oferece brinquedos de qualidade e ainda faz a manutenção. Veja a nossa variedade e escolha o que há de melhor para o playground do seu condomínio!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *