Formas de combater a timidez de crianças desde cedo

baby-girl-shy-emotions-160477

As crianças costumam mudar o comportamento quando estão fora do seu ambiente de convivência, por exemplo, com os pais elas podem conversar e brincar espontaneamente, mas quando estão na escola e demais locais, não conseguem interagir.

A timidez pode ser detectada desde criança e os pais conseguem auxiliar no desenvolvimento infantil, por meio de brincadeiras, vídeos educativos e no convívio com outras crianças.

Dicas para combater a timidez infantil

Uma das técnicas recomendadas aos pais que detectam a timidez nos filhos é o tratamento com pedagogos e psicólogos infantis, os quais ajudam a avaliar o perfil das crianças. Confira dicas para combater a timidez:

  • Incentivo a aulas de teatro e música

Crianças tímidas podem ter dificuldade para se relacionar em grupo, diante disso, aulas de teatro e de música, são formas de interação e aprendizado. O teatro visa desenvolver a fala, interpretação com dinamismo e, por meio, das apresentações ao publico é possível aliviar a característica da timidez. Já a música, trabalha a voz para o canto, favorece ao aprendizado de instrumentos musicais e colabora com o relacionamento com outros artistas.

  • Brincadeiras coletivas

Incentivar ao filho a brincar com demais crianças é essencial para o convívio social, além de ajudá-lo a desenvolver relacionamentos e criar novas amizades. Por meio das brincadeiras, as crianças aumentam o diálogo e despertam o interesse por novas técnicas e assuntos.

  • Jogos em playgrounds

Condomínios, escolas e jardins, normalmente apresentam ambientes com playgrounds, os quais contam com escorredores, campos de futebol, mesinhas, dentre outros brinquedos. Os espaços costumam receber crianças de diferentes idades, o que fortalece o vínculo com a classe infantil.

Importância de combater a timidez

A timidez elevada pode acarretar em dificuldade de interação na escola, em entrevistas de empregos, na faculdade e em demais situações. Portanto, o assunto deve receber uma atenção especial e ser amenizada desde criança.

Embora a timidez pertença à personalidade da criança, os sinais quando despertado em grau elevado impede que ela se interesse por novos aprendizados, o que dificulta o crescimento intelectual e prejudica o psicológico infantil. O trabalho com brincadeiras recreativas, as quais exploram a fala e interação também são benéficas e indicadas por pedagogos.

A Instrutoy Brinquedos é uma empresa que fornece uma variedade de playground’s, ideais para ambientes internos e externos, os quais auxiliam no convívio social infantil. Conheça nossos produtos infantis.

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.
FAÇA UMA PERGUNTA!

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *