Jogos e brincadeiras na educação infantil

Durante as brincPlayground Advanceadeiras é que as crianças praticam o que aprendem e consolidam a aprendizagem.

Somos seres sociais e só nos desenvolvemos, plenamente, em contato com outras pessoas. Lev Vigotsky, teórico da pedagogia cognitiva, afirmava que a aprendizagem depende diretamente das relações entre as pessoas. Ou seja, tudo que aprendemos se fixa, quando praticamos. As crianças são seres em formação, ou seja, estão se preparando para a vida adulta. Precisam se desenvolver em todos os aspectos, e testam seu desenvolvimento simulando situações da vida adulta, mesmo que essas simulações pareçam não ter nenhuma relação com a vida prática.

 Assim, atividades como correr, saltar, competir, simular situações, esculpir objetos, escalar árvores e muros, gritar, chorar, medir forças, fazem parte do desenvolvimento infantil. Profissionais da educação estudam esses comportamentos e buscam formas de aproveitar cada um deles para potencializar os resultados. É possível, por exemplo, aproveitar a energia das crianças para ensinar e praticar atividades esportivas. O desejo de disputar e medir forças pode ser usado para ensinar conceitos abstratos. O desejo de vencer o colega e se afirmar no grupo pode ser uma motivação para a aprendizagem.

 Os jogos e as brincadeiras são grandes oportunidades para tornar concretos os conceitos que se pretende ensinar na escola. Nesse sentido, até mesmo os jogos eletrônicos se tornam importantes. No entanto, pequenas disputas em forma de gincanas, escaladas, esportes, corridas e outros são de grande potencial para a aprendizagem de todas as disciplinas e conceitos. As relações sociais, o respeito às regras, a criatividade na solução de problemas, tudo isso pode ser treinado em forma de jogos e brincadeiras.

 Grande parte desses brinquedos podem ser levados para dentro de casa ou para o condomínio. Cubos, jogos em plásticos, cilindros, escorregadores e muitos outros podem ser usados em um quarto. Um playground no jardim ou no espaço comum do prédio são muito importantes para montar brinquedos plásticos que não custam muito e têm um potencial imenso de desenvolvimento da aprendizagem e para o desenvolvimento social das crianças. A Instrutoy Brinquedos comercializa brinquedos para playground de plástico, fáceis de montar e desmontar, a um custo compatível com o mercado, e ideais para as crianças.

Não perca o potencial de aprendizagem das atividades lúdicas! Abuse dos brinquedos!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.
FAÇA UMA PERGUNTA!

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *