Manutenção dos playgrounds: saiba mais e comece 2020 com brinquedos seguros

Seja no condomínio, na escola ou no clube, é preciso fazer a manutenção dos brinquedos do playground. Afinal, é essencial que as crianças possam se divertir em segurança. Para isso, tanto os brinquedos quanto o piso devem passar por uma rotina de inspeção e de manutenção.

Embora a vistoria deva ser diária, pode ser interessante usar datas nas quais os brinquedos sejam menos usados, para fazer uma grande inspeção e começar 2020 com tudo pronto. Se o playground de sua responsabilidade for em um condomínio, é provável que o dia 30 de dezembro as pessoa comece a viajar para a virada de ano. O que acha de aproveitar o momento e fazer uma vistoria?

Veja algumas dicas de manutenção e cuide bem do playground!

Manutenção de playgrounds

Para começar, é importante se lembrar que os brinquedos devem ser feitos de material atóxico, seguro e com bom acabamento, livre de superfícies pontiagudas ou afiadas.

Quando for o caso, as peças devem ser lubrificadas e soldadas sempre que necessário. Outro ponto importante é que quando o brinquedo for montado com parafusos, eles devem estar totalmente protegidos, para evitar que a criança se fira.

O piso também merece a atenção na hora da vistoria. Ele deve estar sempre nivelado e com um revestimento que amorteça o impacto. Dentre os mais usados estão os pisos de EVA e a grama sintética com amortecedor.

Além disso, é preciso manter o piso, bem com os brinquedos, sempre limpos, para garantir que as crianças possam se divertir em um ambiente adequado. A higienização evita possíveis contaminações por fungos, bactérias e outros micro-organismos.

O que deve constar nas regras de utilização do playground?

Quando falamos em manutenção de playgrounds, sempre pensamos em brinquedos e pisos. Contudo, é preciso ficar atento também aos informativos e regras de utilização, que devem estar visíveis e em perfeitas condições.

Assim, aproveite a vistoria para rever as seguintes condições:

  • Verifique se as normas de utilização estão fixadas corretamente em local que todos vejam;
  • Deixe claro que as crianças devem estar acompanhadas de um adulto. Coloque isso em um aviso;
  • Informe o horário de uso e lembre-se de deixar um período para a vistoria diária;
  • Tenha um cuidado especial com a caixa de areia e proíba o uso, por exemplo, quando a criança possui um alimento em mãos.

Caso ainda não tenha ninguém, aproveite esse período de revisão e manutenção para pensar na possibilidade de contratar um monitor. Isso é ainda mais importante para clubes onde, no geral, os responsáveis podem estar mais distraídos. A presença de um adulto, durante o tempo todo, ajuda a evitar problemas.

Temos brinquedos e pisos adequados para o seu playground. Entre em contato com a Instrutoy agora mesmo!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *