Normas de segurança para playground: Conheça a NBR 16071

O playground é um espaço destinado a brincadeiras e diversão de crianças de diversas idades. Para receber bem o público-alvo, é preciso focar em segurança. Afinal, ninguém quer um pequeno se ferindo em um dos brinquedos. É por isso que existe a NBR 16071.

A normativa da ABNT traz diversas regras que devem ser cumpridas em escolas, prédios, parques e qualquer outro espaço que tenha um playground. Nela, há instruções sobre qualidade de brinquedo, piso adequado, entre outros. Se você é responsável pela gestão ou manutenção de um espaço como esse, deve ficar atento.

Sobre o que fala a NBR 16071

A normativa aborda os seguintes temas:

  • Parte 1: Terminologia;
  • Parte 2: Requisitos de segurança;
  • Parte 3: Requisitos de segurança para pisos absorventes de impacto;
  • Parte 4: Métodos de ensaios;
  • Parte 5: Projeto da área de lazer;
  • Parte 6: Instalação;
  • Parte 7: Inspeção, manutenção e utilização.

Ela determina a escolha do material desde do brinquedo, até do piso escolhido. Aborda ainda os cuidados que devem ser tomados em espaços construídos na área externa e os riscos que cada material apresenta para a saúde e segurança das crianças.

Um dos pontos de destaque é para quando o brinquedo for ter contato com temperaturas acima de 40 °C. É preciso ter a certeza de que o material do qual ele é feito não esquenta muito, para evitar possíveis queimaduras.

Por isso, antes de comprar os produtos que serão instalados no playground, é necessário ler atentamente as condições climáticas suportadas por ele para ter a certeza de que ele não trará riscos durante o uso.

É preciso também se certificar de que:

  • As superfícies devem ser protegidas com revestimento atóxico;
  • Os brinquedos não devem ter pontas, para evitar lesões na hora da brincadeira;
  • Os pregos e parafusos devem estar devidamente protegidos, para evitar acidentes.

O chão também é citado na NBR 16071

Tão importante quanto a escolha do brinquedo correto é o cuidado com o chão. O piso deve ser uniforme e amortecer impacto.

A grama sintética e o piso emborrachado são muito indicados por serem resistentes e amortecer as quedas.

Além disso, a normativa sugere que a vistoria deve fazer parte da rotina de acompanhamento dos playgrounds, para garantir que não há brinquedo rachado, prego à vista, piso com defeito ou problema que possa colocar a segurança das crianças em risco.

A Instrutoy possui brinquedos e pisos adequados e de acordo com a normativa. Faça um orçamento conosco e garanta a segurança do playground.

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.