OMS faz alerta sobre o uso de tecnologia por crianças

Do que você brincava quando era criança? Provavelmente se divertia jogando bolinha de gude, empinando pipa, jogando queimada, esconde esconde, pega-pega, entre outras atividades, não é? Fosse pelo meio da casa, na rua ou na escola, todo mundo corria e se divertia muito. E hoje, o que as crianças fazem?

Não é pouco comum ver pequenos usando smartphone, tablets e computadores, concorda? Boa parte deles adora um joguinho virtual e usa a tecnologia muitas horas por dia. Porém, especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) dizem que isso é preocupante.

Nas novas diretrizes lançadas em abril de 2019, os especialistas são enfáticos em alertar os pais sobre o uso da tecnologia por crianças. Os menores de dois anos não devem ter contato com tela e os com mais de dois até cinco, podem ver TV no máximo uma hora por dia. Você segue essas regras em casa?

Entenda o que diz a OMS

De acordo com o documento emitido pela Organização Mundial da Saúde, os pais precisam evitar o uso de “telas” e trocá-las por passeios, leituras e outras atividades. A sugestão foi feita por especialistas, que avaliaram o impacto do sono inadequado e do sedentarismo em crianças.

Segundo o documento, é essencial que nos primeiros anos de vida os pais insiram na vida da criança hábitos saudáveis. Isso é importante tanto para o desenvolvimento motor, quanto para o cognitivo, além de afetar positivamente a saúde da criança ao longo da vida.

Diminuir o tempo em que eles ficam em frente à TV também ajuda a evitar a obesidade. Claro que embora as atividades que proporcionem movimento sejam importantes, a criança deverá sentar um pouco também. Mas neste momento, a OMS sugere que as telas dos computadores e smartphones sejam trocadas por quebra-cabeça, leitura, contação de história ou canto. Dependendo da idade, jogos de tabuleiro podem ser uma ótima alternativa.

O novo guia também fala sobre a importância da criança dormir bem. Para bebês com até 3 meses de vida, a indicação é que durmam entre 14 e 17 horas por dia. Já entre 1 e 2 anos devem dormir entre 11 e 14 horas diárias e de 3 a 4 anos de 10 a 13 horas.

Veja as novas recomendações da OMS por idade

  • Com menos de um ano de idade: devem ficar no máximo uma hora em cadeirões ou carrinhos e não devem ser expostas a telas;
  • Entre 1 e 2 anos de idade: recomendações iguais às anteriores, somadas de que devem praticar alguma atividade física por pelo menos 180 minutos por dia;
  • Entre 2 e 4 anos: podem ficar em frente a tela, ou seja, vendo TV, no máximo uma hora por dia e devem se movimentar por pelo menos 180 minutos.

Gostou de saber mais sobre isso? Para animar as crianças e ajudá-las a se movimentarem, frequente playgrounds!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *