Playgrounds mal preparados encobrem riscos às crianças

Cuide da segurança da criança, no playgroundCom a aproximação do verão e do fim das aulas, é normal que as crianças comecem a sair mais para fora de casa. O período de férias sempre reserva tempo para brincadeiras de rua, em parquinhos, salão de jogos e passeios com os pais. Eles mesmos (os pais) acabam deixando as crianças brincarem por mais tempo. Isso significa dizer que espaços como playgrounds ficam lotados de crianças brincando e disputando quem usará primeiro cada brinquedo.

É nessas horas que a maioria dos acidentes costumam acontecer. Isso porque muitos playgrounds escondem riscos que, para a maioria dos pais, passam despercebidos. Má conservação dos brinquedos, escolha de brinquedos de materiais inadequados, pisos de segurança que não protegem a criança contra tombos ou escorregões, descuido na escolha do local onde cada brinquedo está instalado, bem como do playground, por sí próprio. Todos esses fatores podem representar possíveis riscos á segurança do seu filho e, por isso, devem ser vigiados e reparados.

Uma placa de metal solta, entre barras de ferro que unem os “trepa-trepas, por exemplo, ou balanços tortos que possam alterar a queda da criança, configurando risco de acidentes. Tais cenários podem ser mais comuns do que você imagina. Justamente para combater esse tipo de descaso ou desatenção foi que a Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT), em conjunto com a Abrinq, desenvolveu um manual de normas de segurança para playgrounds infantis, determinando que os brinquedos devam respeitar alguns quesitos de elaboração, bem como o proprietário do lugar deve respeitar quesitos de instalação e conservação dos mesmos, como ângulo dos brinquedos, tipo de pisos adequados, fixação dos brinquedos e etc…

Desde já, deixamos claro que o melhor á se fazer, na elaboração e manutenção de um playground infantil é optar por brinquedos fabricados a partir do plástico, já que esse material não apresenta características perigosas, como o metal ou a madeira, por exemplo, que, com o tempo, se desgasta, solta farpas e pode expor as crianças a pregos e outros perigos. O plástico também é vantajoso, se comparado à outros materiais, porque é de fácil montagem e desmontagem, se adapta muito bem em qualquer espaço e ambiente, não suja tanto e não representa riscos, quanto a cortes, arranhões e afins.

No que diz respeito aos pisos de segurança para playgrounds, a Instrutoy oferece pisos emborrachados para ambientes internos e externos com alto grau de amortecimento ao impacto e de utilização recomendado, até, para áreas que possuam brinquedos altos. Todos desenvolvidos, testados, certificados e aprovados pelos institutos de qualidade mais respeitados do país e atendendo as determinações vigentes nas Normas Regulamentadoras da ABNT, como a NR 16071-3, para pisos e grama sintética em playgrounds.

Portanto, lembre-se que, por mais que seja impossível evitar que uma criança caia, enquanto brinca, sempre é possível assegurar que ela continue brincando, mesmo após a queda.

 

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.
FAÇA UMA PERGUNTA!

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *