Playgrounds públicos são confiáveis? Saiba como avaliar o local antes de deixar seu filho brincar

Levar a criança para passear e se divertir é muito importante. Principalmente quando ela pode ter acesso a um local com outras crianças, como acontece nos playgrounds públicos. Além de ter companhia para brincar, esse tipo de interação é importante para a sociabilização.

Embora um parquinho público seja um local divertido e atrativo, cabe a você, responsável pela criança, ter a certeza de que o ambiente é seguro. Para isso, avalie o local antes de deixar o pequeno brincar. Afinal, a ideia é sair para passear e não para correr riscos!

Confira dicas de como avaliar os playgrounds públicos para saber se são seguros.

Comece avaliando os brinquedos dos playgrounds públicos

O brinquedo precisa ser seguro, para isso, deve estar firme no piso. Se for de madeira, não deve ter lascas, nem tinta descascando, para que não fira a criança. Já se for de metal, é preciso observar bem se não está enferrujado.

Fique atento também quanto à pontas de pregos. Elas devem estar protegidas, para que a criança não se fira. Olhe tudo com atenção para ter a certeza de os brinquedos estão em condições de uso.

No geral, os de plástico, quando não estão quebrados, são menos arriscados, já que não soltam lascas e não possuem prego aparente. Contudo, mesmo nesse tipo de brinquedo é preciso verificar se não há nenhuma quina sem proteção.

Lembre-se de que as crianças vão correr e podem acabar batendo a cabeça e se ferindo. Evite que isso aconteça!

O piso é muito importante

Mesmo com com brinquedos corretos, bem instalados e com boa manutenção, o risco de queda sempre existe. Uma criança pode escorregar e cair enquanto corre ou brinca. Para evitar que se machuque, é preciso que os playgrounds públicos tenham pisos adequados e que amorteçam o impacto.

Dentre os mais usados estão os de EVA, que são coloridos e evitam ferimentos em casos de queda, e os de grama sintética com amortecedor. Verifique se os pisos dos playgrounds públicos são seguros.

Placas de sinalização

Outro ponto importante é saber qual o brinquedo certo para a idade da criança. Isso deve estar fixado nas placas de sinalização dos playgrounds públicos.

Leia com atenção, para ter a certeza de que o pequeno já está pronto para se aventurar no ambiente. Só permita que ele brinque no item destinado à sua idade, para evitar problemas.

Gostou das dicas? O que acha de ter brinquedos em sua casa para o seu filho? Nós temos vários modelos! Entre em contato conosco.

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *