Qual o piso ideal para playgrounds?

O playground precisa estar preparado para receber crianças das mais diferentes idades, prontas para pular, correr e se divertir muito. Para que as horas no ambiente sejam apenas de alegria, além de escolher brinquedos adequados, é preciso ter cuidados com outros itens de segurança, como o piso ideal para playgrounds.

Embora muitos acreditem que a grama natural seja a melhor opção, na prática as coisas são bem diferentes. Além de não reduzirem a ocorrência de machucados, elas requerem manutenção diária, podem conter insetos que podem picar os pequenos e não permitem uma higienização adequada.

É por isso que, para evitar maiores ferimentos em possíveis quedas, por exemplo, vários tipos de pisos emborrachados e de gramas sintéticas, com amortecedores, estão disponíveis no mercado e podem ser as melhores opções.

Absorção de impacto é indicada pela norma da ABNT

De acordo com a NBR 16.071/2012, é preciso investir em pisos que atenuem o impacto em casa de quedas, evitando lesões mais sérias. Assim, pisos certificados são os mais indicados e vão ajudar e evitar acidentes com maiores danos para as crianças.

Além da absorção do impacto, ao escolher o piso ideal para o playground é preciso se preocupar em optar por materiais que não sejam tóxicos para os frequentadores do ambiente.

Lembre-se de que o piso está presente em toda a área do playground e que ele deve oferecer segurança para a criança e para todos os que estejam nele.

Opções de pisos de playground

Quando não há risco de queda de altura de mais de 60 cm e o ambiente é interno, os pisos de EVA podem ser uma boa opção, pois oferecem conforto térmico e diminuição do impacto em quedas.

Já em áreas externas, é preciso ter cuidado para não escolher algo apenas pelas estética. Lembre-se que mais do que ficar bonito, a preocupação deve ser em deixar o espaço seguro.

Para ajudá-lo na escolha, veja alguns pisos para playground e seus benefícios:

Piso Emborrachado para Playground – Ossinho

Ele está de acordo com a ABNT – NBR 16071-3. Feito de  micro grânulos de borracha reciclada, é durável, fácil de ser higienizado, bom amortecedor de impacto, é antiderrapante e tem proteção contra UV.

Disponível em formato de estrado de 25 mm de espessura, é alegre, divertido e torna-se mais uma atração do espaço infantil.  Pode ser encontrado em diversas cores como terracota, Verde, Azul Claro, Azul Escuro, Amarelo Mostarda, Laranja, Cinza Grafite e Preto.

Grama sintética

É um dos pisos mais utilizados em área externa por ter diversos benefícios, quando comparados à grama natural. Ela elimina a ocorrência de lama, não precisa de manutenção de jardinagem, afasta o risco de picadas de insetos e é fácil de ser limpa.

Para ficar ainda melhor, é indicado que seja colocada sobre o amortecedor de Impacto (Shock Pad), que é fixado entre o tecido de Grama Artificial e o piso rígido. Quando usados em conjunto, eles ficam de acordo com a Norma 16071-3 da ABNT.

Piso Emborrachado de E.V.A. (Área interna)

Usado para brincadeiras em áreas internas. É macio, colorido, protege quanto a quedas no piso, é higiênico, fácil de ser colocado, antiderrapante e fácil de ser higienizado. Encontrado em diversas cores.

Piso Emborrachado para Playground – Estrado

Bom amortecedor de impacto, o piso emborrachado está de acordo com as Normas Internacionais de Segurança. Muito durável, é fácil de ser limpo e antiderrapante.

Pode ser encontrado nas cores terracota, Verde, Azul Claro, Azul Escuro, Amarelo Mostarda, Laranja, Cinza Grafite e Preto.

Tem alguma dúvida sobre o melhor piso para o Playground? Quer fazer um orçamento? Entre em contato conosco!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *