Riscos do uso excessivo de celular e tablets na infância

Riscos do uso excessivo de celular e tablets na infância

Devido aos avanços tecnológicos as crianças tornaram-se reféns dos smartphones, tablets e computadores. O mundo virtual oferece tantos jogos e novidades que acabam entretendo facilmente, o público infantil. No entanto, cabe aos pais e também as instituições de ensino, dosar o uso dos celulares e motivar as crianças a desenvolver atividades que não estejam relacionadas com tecnologias, como as práticas esportivas e uso de brinquedos.

Os riscos do uso excessivo de celular e tablets na infância são inúmeros e podem ser percebidos antes do período da adolescência. Dentre as principais consequências do uso abusivo de celulares está a interferência na capacidade de comunicação, pois as crianças acabam realizando menos diálogos com os pais e amigos, sendo um problema que pode interferir na vida adulta e profissional.

Principais riscos do uso de tecnologia na infância

Embora o mundo seja composto por inúmeras tecnologias, o ser humano necessita realizar atividades que não estejam conectadas com celulares, computadores e demais aparelhos, portanto a limitação do contato de crianças com equipamentos tecnológicos deve ser adotada desde cedo para evitar alguns sintomas citados abaixo:

Déficit de atenção

As crianças acabam dando atenção apenas para o mundo virtual e não observam o que acontece ao seu redor. O uso excessivo de celular pode interferir no desempenho estudantil, interesse por outros assuntos e resultar em problemas cognitivos na aprendizagem e desenvolvimento infantil.

Mudanças no sono infantil

Ao usar os celulares em horários ilimitados, as crianças vão dispensar um horário estabelecido para dormir e acordar, o que pode ocasionar em faltas nas escolas, desordem na mente e interferir no rendimento escolar.

Interferências no comportamento das crianças

Os pais nem sempre acompanham o que a criança faz no celular, quais jogos, redes sociais e sites são visitados. Muitas vezes, os jogos infantis apresentam conteúdos agressivos e, consequentemente, as crianças podem imitar e adotar o que foi visto no meio virtual. Além disso, a timidez, sentimentos de raiva e desmotivação também estão atrelados com o uso de smartphones.

Problemas de postura

As crianças ficam tão reféns dos jogos e uso de tecnologias, que não se atentam a postura. Muitas vezes, sentam-se de forma incorreta em sofás, camas e carregam o celular diariamente, sem prestar atenção nos sintomas de LER e dores musculares, ocasionadas pela postura incorreta.

Riscos de obesidade

Quando a criança não tem limite, certamente não vai realizar refeições em horários corretos e dará privilégio aos alimentos industrializados. Além disso, aqueles que desde cedo priorizam o uso de tablets, smartphones e computadores, dificilmente tendem a realizar exercícios físicos, sendo propício ao surgimento de sintomas ligados a obesidade.

Organização de horários e estabelecimento de regras

A fim de evitar o vício em celulares e tablets, cabe aos responsáveis pela criança estabelecer horários para jogos e uso dos smpartphones. Destaca-se a importância de estimular diálogos, promover atividades artísticas como desenhos, pinturas e jogos com brinquedos como bonecas, carrinhos, escorregadores, dentre outras opções, para que as crianças possam ter contato com o mundo real.

As escolas nem sempre incentivam o uso moderado dos celulares, portanto os pais devem se atentar aos conteúdos vistos e propor leituras ao invés de jogos virtuais. A Instrutoy possui um amplo estoque de brinquedos, direcionados a todos os tipos de crianças, sendo uma excelente opção para os responsáveis que buscam incentivar a diversão dos seus filhos com equipamentos seguros e dinâmicos.

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.
FAÇA UMA PERGUNTA!

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *