Saiba como identificar se há perigos para os seu filho em playgrounds

Criança em casa, sem ter o que fazer, não dá certo. É por isso que pais e responsáveis devem programar passeios, brincadeiras, piqueniques e também momentos de diversão no playground. Para que tudo dê certo, é necessário ficar atento para ver se os brinquedos são totalmente seguros. Você sabe o que deve observar?

Seja no condomínio, na pracinha ou na escola, o playground precisa seguir normas de segurança. Além disso, a inspeção deve fazer parte da rotina de quem gerencia o espaço. Porém, toda criança precisa estar acompanhada de um adulto para usar os brinquedos e cabe também a essa pessoa, identificar qualquer problema que possa estar ocorrendo. Afinal, é dever de todos evitar acidentes, concorda?

Se você não sabe o que observar, veja dicas e garanta a segurança dos pequenos.

O que observar para saber se o playground está seguro?

●    Roscas de parafusos

Seja para montar o brinquedo ou para fixá-lo no chão, é comum o uso de roscas e parafusos. Porém, se elas estiverem expostas, poderão ferir a criança durante a brincadeira.

Para evitar, todas elas precisam estar com acabamento de proteção, que evitam que a parte afiada possa cortar os pequenos.

●    Cantos

Nenhum brinquedo pode ter canto que não seja arredondado ou extremidade afiada, que possa cortar. Verifique antes de deixar a criança brincar.

●    Limpeza

Tanto os brinquedos quanto o piso precisam estar limpos. No chão, não deve haver poças de água, para evitar escorregões.

●    Pisos

O piso deve ser adequado, ter boa absorção de impacto, não permitir o acúmulo de água e ser antiderrapante. No geral, os de borracha são os mais indicados para a área externa.

●    Espaçamento

Os brinquedos devem ter pelo menos 1,3 metros de distância entre eles. Isso evita que uma criança esteja brincando em um e esbarre em outro e se machuque ou até que caixa em cima de um brinquedo. Além disso, garante mais espaço para correr e circular entre eles.

●    Avisos

O local deve ter placas indicando o horário de funcionamento, idade para a qual o brinquedo é adequado, cuidados que devem ser tomados, regras de higiene e, de preferência, um contato para que o adulto possa informar caso encontre algo que precisa de manutenção.

●    Fixação e estabilidade

Os brinquedos não podem estar bambos ou quebrados, pois as crianças podem se ferir. Caso note algum problema de encaixe ou de funcionalidade, avise ao responsável imediatamente.

 

A Instrutoy possui brinquedos de qualidade, feitos com materiais resistentes e seguros. Venha conhecer!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *