Saiba como playgrounds podem colaborar com o desenvolvimento infantil

Desde bebê, todos dizem que a “criança aprende brincando”. Ainda no berço, descobre os pés, se olha primeira vez no espelho e se diverte observando o móbile. Assim como os objetos usados no berço, os playgrounds também influenciam na aprendizagem dos pequenos, tanto em conhecimento, quanto no desenvolvimento de características importantes.

Dentre elas, saber viver em grupo, respeitar os colegas e se sociabilizar. Sem contar que os brinquedos, quando bem produzidos, oferecem um espaço lúdico, no qual a criança pode deixar a imaginação fluir.

Tudo isso em um espaço no qual as crianças se exercitam, o que é um hábito muito saudável. Se ainda está em dúvidas quanto às vantagens que o playground oferece para o desenvolvimento infantil, siga a sua leitura!

Playground estimula a criatividade

Os brinquedos de playground, no geral, são coloridos e cheio de desafios. Há alguns que reúnem diversos brinquedos em um só item, o deixando ainda mais encantador.

Nesse ambiente, as cores, formas, atividades variadas e os movimentos possível permitem que a criança crie novas formas de brincar. Elas inventam maneiras de usar o brinquedo, fazem competição e joguinhos com os coleguinhas e coloca a criatividade para fluir, algo essencial para o desenvolvimento infantil.

Desafios

A curiosidade faz parte da vida de qualquer criança e a busca por sensações desconhecidas deixa o playground ainda mais divertido para elas. “Será que consigo subir até o topo do brinquedo?”, “Como vai ser escorregar de tão alto?”.

Esses questionamentos feitos pela criança, mesmo que apenas em sua imaginação, faz com que elas se sintam desafiadas. Assim, conhecem sensações novas e têm bom resultado. É a maneira de desenvolver a autoconfiança.

Estrutura física e inteligência

Quantos movimentos uma criança faz em um playground? Sobre escadas, se segura pelos braços, escorrega, corre, salta… Tudo isso é muito positivo para a saúde.

Além de evitar o sedentarismo, que pode levar à obesidade, ainda ajuda no desenvolvimento da musculatura.

Ao mesmo tempo, ela precisa pensar em como vai escalar algo ou qual a maneira de sentar que a deixa mais segura para determinado brinquedo. Dessa forma, também desenvolve o raciocínio.

Habilidades emocionais

Um dos pontos positivos de levar as crianças ao playground é a sociabilização. Lá, eles fazem novas amizades, aprender a dividir brinquedos e a interagir. Em épocas nas quais muitas crianças, desde muito cedo, têm acesso ao celular, ensinar a conviver com outras pessoas é primordial. Afinal, isso não se aprende online.

Além disso, ela aprende a superar os medos e a se superar sempre. Sem contar que vai notar que cair e ralar o joelho, algo muito frequente na infância, pode ser menos importante do que voltar a brincar.

Isso ajuda a criança a aprender a enfrentar obstáculos e imprevistos, sem desanimar.

Viu como brincar em playgroud é importante? Navegue em nosso blog e veja outras dicas sobre brincadeiras para crianças!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *