Conheça a história do Balanço, o brinquedo para todas as idades

Você já parou para pensar a respeito da história do balanço? Já se perguntou como o brinquedo foi criado, onde e quando, por exemplo? Será que existem registros sobre o assunto?

É isso o que vamos descobrir neste post!

Leia as próximas linhas e fique por dentro das principais curiosidades sobre um dos principais passatempos de um playground.

Afinal, qual é a origem do Balanço?

Com total precisão, ninguém sabe quem inventou o balanço. Porém, sua história é bastante difundida e parece ser, de fato, o que deu origem a um dos brinquedos mais antigos que existem.

Segundo um dos registros mais aceitos, o balanço data do século XVIII e de acordo com a mitologia, surgiu quando Ícaro — Rei da Lacônia, na Grécia — recebeu de Baco — Deus do Vinho — o segredo do cultivo das uvas.

Então, os camponeses, embriagados pela nova bebida, mataram Ícaro acreditando que ele havia os envenenado. Erígone, filha do Rei, ao saber da notícia, enforca-se com uma corda suspensa em uma árvore.

Arrependidos, os camponeses consultam os oráculos da época e são orientados a homenagear Ícaro e Erígone criando um jogo e balançando seus participantes em uma corda atada a duas árvores.

O jogo recebeu o nome de “Jogos de Aiora”, que em grego significa “balanço”.

Outras versões históricas

Embora essa seja a história do balanço que mais ganhou destaque, o brinquedo manteve seu valor simbólico e religioso em outras culturas, sendo associado às chuvas, à renovação da natureza e à fecundidade.

Na Índia, por exemplo, Kâma — o Deus do Amor — e Krishna — Senhor dos Rebanhos — balançam na primavera. 

Além disso, o balanço representa o Sol no Nepal, é usado em rituais na Coréia e está ligado ao contato entre o céu e a terra em outras crenças.

Quais são os benefícios do Balanço para as crianças?

O balanço, com o passar dos anos, evoluiu muito, bem como outros tipos de brinquedos. Atualmente, existem diferentes modelos, feitos de cores e materiais variados, como madeira, corda, aço, plástico, etc.

Também se tornam cada vez mais evidentes os benefícios proporcionados pelo balanço. Além de divertido, ele é educativo, pois o movimento estimula os sentidos, a imaginação e a curiosidade das crianças.

Outra grande vantagem é que o brinquedo ajuda os pais ou responsáveis a identificarem o nível de tolerância que a criança apresenta ao movimento. Assim, é mais fácil saber se ela tende a ficar enjoada durante uma viagem, por exemplo.

Instrutoy Brinquedos | Balanços modernos e seguros

Para terminar, agora que você já conhece a história do balanço e alguns dos seus principais benefícios, é fundamental saber escolher uma marca adequada. Afinal, o brinquedo deve ser certificado e garantir a segurança da garotada.

De tal modo, a Instrutoy Brinquedos é referência no assunto, líder no mercado e domina técnicas produtivas altamente tecnológicas e baseadas em melhoria contínua.

Por isso, quem procura aproveitar tudo aquilo que um playground completo — com balanço e muito mais — pode oferecer às crianças, precisa conhecer a Instrutoy.

Confira nossos produtos!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.